O avanço da indústria automotiva foi freado em 2020 com as restrições de controle da pandemia. Com isso, houve a necessidade de criar estratégias para diminuir seus impactos nas concessionárias.
Ao menos, é assim que aconselha Steve Young, Diretor Gerente da ICDP, em um relatório especial para a Fenabrave. Publicado em Maio de 2020, o vídeo mostra dicas para evitar mais uma queda de desempenho no setor.
Segundo as análises, o retorno dos concessionários após a fase vermelha vai precisar de adaptações. E, por essa razão, listamos abaixo algumas que você pode pôr em prática!
Mesmo com as atividades comerciais paradas, os consumidores não deixam de procurar serviços e produtos na internet.
Por consequência disso, os sites e os canais de atendimento das concessionárias continuam recebendo leads. Melhor dizendo, o acesso de potenciais clientes.
Desta forma, antes de afastar a equipe do trabalho, pense em deixar que ela atue em home office. Uma vez que será muito bom que retorne os sinais de interesse dos leads.
Ao fazer o follow up, isto é, o controle dos leads que já foram contatados, também pode criar um bom relacionamento. Assim, vai ficar mais fácil ter uma ideia das possibilidades de negócios para os próximos meses.
Tenha em mente o uso da geração de leads após a jornada de compra. Ou seja, continue em contato com o cliente mesmo após a compra para que ele trilhe também a jornada do consumidor.
Posto isso, será necessário elaborar estratégias de pós-vendas para fidelizar o cliente e, por consequência, aumentar o volume de negócios.
A mudança de layout, ou seja, da disposição do showroom, da oficina, da recepção e de outros espaços, precisa ser considerada.
É fundamental reduzir o número de móveis e de carros que estão à mostra para manter o distanciamento. Além disso, vale não esquecer de incluir marcações no chão e nos móveis com faixas de contenção.
Do mesmo modo, deixar as entradas e as saídas separadas vai facilitar o controle do fluxo de pessoas e tornar o ambiente mais seguro.
A limpeza e a higienização das áreas de atendimento, tais como a recepção e o showroom, têm de ser mais frequentes. Por consequência, a presença de produtos profissionais vai passar mais confiança para os clientes.
Logo, dispor sanitizantes para carpetes, limpadores de superfícies e álcool pode diminuir os riscos dos atendimentos. E nem precisamos dizer que pode contar com a linha completa da Brazzo!
Vale a pena, também, optar pelo uso de barreiras acrílicas nos balcões e nas mesas. Uma vez que, elas são proteções que baixam o grau de exposição da equipe.
Os cuidados a serem feitos em todo o processo no retorno após a fase vermelha devem estar muito claros para os gerentes e as equipes.
A partir disso, será importante monitorar os trabalhadores todos os dias e estudar a compra de testes de covid-19 para o retorno deles. Aqui, também pode pensar na inclusão de suas famílias na testagem.
Da mesma forma, cuide da sua equipe dando equipamentos de proteção individuais (EPIs). Isso vale para os produtos de higienização das mãos, tal qual o álcool, bem como o dos pés.
É bom deixar comunicados expostos com informações detalhadas sobre os cuidados. E, se possível, mostrar para os clientes saberem que as normas estão sendo seguidas.
Sabemos que o test drive é uma etapa importante para a venda. No entanto, será essencial que ele ocorra com menos pessoas, isto é, sem a companhia da família, a fim de aumentar a proteção.
Em vista disso, contratar serviços como o seguro e a telemática, ou seja, o rastreador para carro, lhe dará garantias para possíveis imprevistos.
Também de acordo com as informações de Steve Young para a Fenabrave, algumas concessionárias da Europa já usavam a avaliação veicular por meio de relatórios de condições feitos pelo cliente.
Mas, embora essa opção facilite a cotação de veículos usados, há ainda o desafio de evitar que as avaliações sejam erradas. Isto é, quando o carro não confere com a informação do cliente.
Investir em materiais multimídia é uma boa estratégia para diminuir o contato da equipe com os clientes.
Por isso, é fundamental usar o vídeo para mostrar os recursos e o modo de funcionamento deles na entrega do veículo.
Ademais, outra vantagem do formato em vídeo é que o cliente pode ver a explicação técnica quando quiser.
Em virtude do aumento de recursos virtuais durante o isolamento social, é chegado o momento de investir em competências digitais.
Isto posto, buscar a ajuda de empresas especialistas em soluções digitais que sejam voltadas para o setor automotivo, tal qual a Mobato, é uma ótima opção.
A julgar por algumas das melhores concessionárias que confiam em sua tecnologia como a Hyundai, a Nissan e a FCA.
A descontaminação veicular será uma etapa básica em todo o processo de venda de automóveis e de serviços de revisão em concessionárias. Uma vez que aumenta a eficácia dos protocolos de segurança.
Assim, será importante fazer a higienização regular dos carros em todas as etapas. Em outras palavras, desinfectar os carros antes e depois do test drive, antes e depois da revisão e antes da entrega.
Por isso, é necessário que se dedique à escolha dos produtos automotivos, visando oferecer praticidade e eficiência nesse serviço.
É evidente que a Brazzo oferece produtos de alto nível para higienização e descontaminação. Principalmente porque eles higienizam todo o interior dos carros.
Portanto, levar a excelência Brazzo para a sua concessionária vai agregar valor e qualidade aos serviços que já fornece. Entre em contato com o nosso setor comercial e avalie os benefícios dos nossos produtos! Confira a linha para descontaminação veicular Brazzo.
Até breve!