Um carro é composto por diversos sistemas que, no conjunto, ajudam a promover conforto e segurança ao motorista e passageiros. Mas para que todos eles funcionem adequadamente, é necessário cuidar das manutenções, e uma das principais delas é a manutenção dos freios.
Um dos sistemas que mais proporciona segurança, é absolutamente fundamental que os freios estejam funcionando de forma adequada.
Por isso, hoje vamos falar sobre a importância da manutenção dos freios, alguns sinais que indicam a necessidade desse cuidado e dois produtos que podem ser muito úteis neste momento.
Boa leitura!
Antes de mais nada, vamos analisar todo o sistema de freios, identificando suas peças.
É fundamental que o sistema de freios esteja sempre funcionando de forma correta. A resposta entre o ato de frear e o funcionamento dos mecanismos precisa ser imediata, correspondendo às intenções do motorista.
Para isso, é imprescindível realizar a manutenção dos freios e estar sempre atento ao seu funcionamento.
Aliás, o sistema de freios costuma dar sinais de que está na hora de realizar a manutenção. Você sabe quais são?
É sobre eles que falaremos agora!
Um dos sinais típicos da necessidade da manutenção é a trepidação dos freios.
Os abalos no pedal do freio são comuns quando freadas mais bruscas acontecem. No entanto, é preciso estar alerta para identificar quando esse movimento acontece.
Isso porque a vibração pode não vir das freadas bruscas, o que é um problema, mas sim de problemas nos discos de freio, por exemplo.
Em condições ideais, as frenagens de qualquer veículo acontecem silenciosamente. Mas, eventualmente, alguns barulhos surgem.
O mais comum entre eles é o de atrito entre metais. Ele indica que está na hora de realizar a manutenção dos freios, e, se prosseguirem os barulhos, trocar discos e pastilhas.
A continuidade dos barulhos indica que o sistema continua funcionando de maneira inadequada. Portanto, a consequência pode ser a falha dos freios, causando colisões.
É comum que, ao termos os primeiros contatos com um veículo, nos familiarizemos progressivamente com seus sons, com as sensações dos pedais, volante e câmbio, por exemplo.
Mas sobre o freio, em específico, o ideal é que sua pressão seja equilibrada: nem muito duro e nem muito leve.
Um pedal muito duro pode indicar problemas no disco ou até mesmo no fluido.
Apesar de nem sempre indicarem defeitos, os ruídos agudos também podem ser um sinal de que é necessário um cuidado com os freios.
Ainda que ruídos também apareçam quando lonas ou pastilhas são trocadas e permaneçam até que elas estejam alinhadas, eles também podem ser mal sinal.
Ruídos agudos que continuam por mais de uma semana podem ser sinônimo de problemas. Então, esteja atento a eles também!
Provavelmente o indício mais claro de que há algo de errado, as luzes no painel foram feitas para nos alertar.
Ao ligar o veículo, a luz do sistema de frenagem acende sempre que há fluido de freio suficiente. Não havendo nenhum problema, ela se apaga logo em seguida.
Porém, se houver alguma falha no sistema, a luz vermelha continuará acesa. E normalmente, as causas são o desgaste das pastilhas, fluido vencido ou vazamentos.
Conheça agora dois produtos Brazzo de grande utilidade na manutenção dos freios!
Produto utilizado em pastilhas de alta performance. Agora também disponível para todos os carros. O Revok forma um revestimento antirruído que se incorpora à peça. Desse modo, são eliminados os ruídos das pastilhas de freio. Revok é 100% eficiente.
Limpa, desengraxa e remove os resíduos no sistema de freio e não danifica os componentes.
E então, gostou da nossa matéria sobre a manutenção dos freios? Esteja sempre atento aos sinais e tome os cuidados necessários para manter os freios sempre em bom estado!
Quer ler mais sobre os cuidados com o veículo? Então acesse a nossa matéria sobre a importância dos aditivos para radiadores.