Certamente, não há melhor forma de manter os veículos bem-cuidados e em pleno funcionamento do que com a manutenção preventiva. Isso porque é através dela que todos os elementos do carro são inspecionados, antes mesmo de apresentarem qualquer tipo de defeito.
Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre a manutenção preventiva, bem como sua importância para os veículos.
Acompanhe!
Antes de nos aprofundarmos na manutenção preventiva, vamos entender a diferença entre os três tipos diferentes de manutenção: corretiva, preventiva e preditiva. Então, veja a seguir as características de cada uma delas.
Infelizmente, esse é o tipo mais conhecido de manutenção. Essencialmente, ela apenas acontece quando algum componente apresentar problemas.
Baseada em uma rotina, ela garante melhor custo-benefício e eficácia. Ela avalia de forma constante o estado das peças, realizando trocas antes que qualquer problema ocorra.
Ela “prevê” quando algum componente começará a falhar, realizando medições específicas e um acompanhamento constante dos sistemas. Nela, indicadores são avaliados com equipamentos específicos.
Como o próprio nome já diz, ela serve para que a verificação dos componentes do veículo seja realizada de forma a evitar quaisquer problemas, como avarias, desgastes e quebras, por exemplo.
Uma das máximas do mundo automotivo é a frase: “quando quebra é mais caro”. E, por isso, a manutenção preventiva tem tanta importância.
Além disso, as verificações são planejadas a partir de estudos de durabilidade das peças. O tempo médio de utilização dos veículos também é levado em conta.
Ademais, o manual do proprietário do veículo ou sites e blogs especializados em marcas e modelos apresentam sugestões relacionadas a essa periodicidade.
A grande maioria dos donos de veículos sabem da importância da manutenção preventiva. Ainda assim, alguns negligenciam seus próprios bens, deixando de lado a ideia de realizar as manutenções e verificar a situação do carro como um todo.
No entanto, uma série de benefícios é perdida, bem como a garantia de mais segurança, tranquilidade e bem-estar dentro dos veículos.
Para deixar ainda mais clara a importância da manutenção preventiva, separamos alguns dos seus principais benefícios.
Confira abaixo:
Partindo do pressuposto de que, de fato, quando quebra é mais caro (e é mesmo), ela ajuda a economizar uma quantia considerável de dinheiro.
O custo de reparo de peças funcionando inadequadamente ou que até já quebraram, é muito mais elevado do que o de uma ação preventiva.
Sem dúvida, a segurança é um dos principais pontos a serem buscados em um veículo. E nesse quesito, a manutenção preventiva é uma grande aliada.
Isso porque, veículos que não passam por manutenção acabam se tornando uma incógnita, podendo parar a qualquer momento.
A consequência de possíveis panes ou falhas pode ser seríssima, como um problema nos freios enquanto o carro está em alta velocidade, por exemplo.
O máximo de eficiência de um veículo só pode ser atingido quando todos os seus componentes estiverem na melhor situação possível.
Portanto, com a manutenção preventiva e o veículo com as regulagens mais adequadas, o seu funcionamento passa a ser ótimo.
Consequentemente, o veículo também consumirá menos combustível, unindo a vantagem da economia com a eficiência.
Além disso, o carro também se torna menos poluente, agredindo menos o meio ambiente.
Cuidar bem do carro ao longo do tempo permite garantir maior valor na hora da revenda.
Portanto, além de cuidar bem dele e entregar um veículo em ótimas condições ao próximo dono, é possível vendê-lo por um valor mais interessante.
Por fim, a manutenção preventiva indica a troca de alguns componentes do veículo. Ainda que eles estejam funcionando bem, o ideal é respeitar a periodicidade indicada, evitando problemas futuros e andando com o carro sempre atualizado.
Veja abaixo os itens que precisam ser trocados, em momentos pré-determinados, e os que precisam ser inspecionados:
Item ou serviço | Quando trocar |
---|---|
Alinhamento dos pneus | 10 a 20 mil km |
Correia do alternador | Junto com a correia dentada |
Correia do compressor do ar-condicionado | Junto com a correia dentada |
Correia dentada | 40 mil a 100 mil km, média de 60 mil km |
Correia poly-v (bomba d’água) | Junto com a correia dentada |
Filtro de ar | Junto com a troca de óleo |
Filtro de cabine (antipólen) | Uma vez ao ano |
Filtro de combustível | 20 mil km |
Filtro de óleo | Sempre que trocar o óleo |
Fluido das transmissões | 60 a 100 mil km ou 2 a 4 anos |
Fluido de freio (óleo do freio) | Seis meses a um ano |
Limpeza do ar condicionado | Uma vez ao ano |
Limpeza do sistema de arrefecimento | Quando trocar o líquido de arrefecimento |
Líquido de arrefecimento | A cada dois anos |
Óleo lubrificante | A cada 5 mil a 15 mil km* |
Pneus | Validade de 5 anos |
Velas | Podem variar de 15 mil a 100 mil km |
*Dependendo do tipo de óleo (mineral, sintético, ou semi-sintético) e do uso feito do veículo.
Item | O que conferir |
---|---|
Água do limpador de para-brisa | Nível |
Buzina | Cheque funcionamento se passar por alagamentos |
Cintos de segurança | Desgaste visível ou histórico de colisão |
Embreagem | Kit de embreagem (carros manuais ou automatizados) |
Estepe | Cheque a calibragem a cada 2 meses |
Fluido da direção hidráulica | Nível |
Fluido de freio (óleo de freio) | Medir o nível de contaminação |
Limpadores de para-brisa | Condição das palhetas |
Luzes | Faróis, lanternas, da cabine, e luzes de alerta no painel |
Pneus | Desgaste dos sulcos e calibragem |
Sistema de carga | Alternador e bateria |
Sistema de freios | Pastilhas e discos, ou lona e tambor |
Sistema de suspensão | Amortecedor, bandeja, pivô, articulações, mola |
Só são substituídos quando estiverem degradados.
Lembre-se sempre, a prevenção é o melhor caminho. Portanto, não deixe de lado as manutenções preventivas!
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