Sem dúvida, a performance do carro é fundamental. Mas nada melhor do que andar em um carro bonito, bem cuidado. A atenção com a estética dos veículos também tem grande valor, especialmente quando falamos da pintura automotiva.
Atualmente, existem diversos produtos e técnicas que ajudam os profissionais a cuidarem dos veículos de seus clientes. Contudo, se o cuidado não for mantido no dia a dia, a pintura pode ser danificada.
Por isso, separamos 6 dicas para você repassar aos seus clientes, de modo a incentivá-los a cuidar sempre da pintura automotiva.
Mais do que uma dica, essa é uma grande orientação. Isso porque é a partir dela que todos os outros cuidados serão realizados de forma natural.
Mas, indo além, um outro ponto merece destaque. Na maioria dos casos onde a lataria é danificada, só é possível reverter o problema na hora. Caso contrário, uma nova pintura deverá ser realizada.
O primeiro passo para a criação deste costume é deixar um borrifador de água e um pano no carro. Desse modo, ao encontrar qualquer sujeira, basta pegar o pano e o borrifador e limpar. Relembre seus clientes que, deixar para limpar depois, só aumenta a chance de esquecer. E assim, a pintura pode ser prejudicada.
Limpar o carro constantemente é, com certeza, uma ótima prática. Mas essa limpeza precisa ser feita da maneira adequada. Essa dica é muito importante, já que seu cliente vai buscar manter a boa aparência em casa, com os recursos que possui.
E falando em recursos, a escolha dos produtos é um ponto crucial. Oriente as pessoas a utilizarem produtos neutros.
Além disso, muitas pessoas pensam que é preciso usar jatos fortes de água para limpar o carro. Mas não é bem assim. Na verdade, jatos muito fortes podem acabar causando danos à pintura automotiva.
A dica aqui é lavar o carro com baixa pressão, de cima pra baixo e na sombra!
Sem o sol nós não viveríamos, é verdade. Mas como diz o ditado: tudo em excesso faz mal. E o sol também. Não só para a nossa pele, mas também para a pintura dos veículos.
No caso da pintura automotiva, o sol em excesso acaba danificando o brilho. Ainda que, graças a algumas tecnologias, como filtros UVA e UVB, estejam reduzindo esse efeito.
Por isso, o ideal é conscientizar os seus clientes de que vale muito a pena pensar em buscar aquela sombrinha ao estacionar. Não só para evitar aquele calor ao retornar o veículo, mas também para cuidar de sua pintura.
Mas atenção! Alerte todo mundo sobre os riscos de parar sob a copa de árvores, por exemplo. Galhos e folhas podem cair, além da possibilidade de os veículos serem alvejados por pássaros.
Existem vários inimigos da pintura automotiva, como os galhos, fezes de pássaros, granizo e até mesmo outros motoristas. Por isso, nada melhor do que se prevenir.
Oriente seu público a estacionar o carro, preferencialmente, em locais cobertos, longe de todos esses perigos. Mas é claro, todos nós sabemos que isso nem sempre é possível.
Portanto, é necessário se atentar quando estacionar ao ar livre. E, principalmente, se algo acontecer na lataria do carro, resolver o quanto antes.
Cuidado nunca é demais, certo? Errado! Neste caso, o mal uso das capas pode, literalmente, custar caro.
Sem dúvida, as capas são grandes aliadas. Mas elas devem ser usadas nas situações certas, e não o tempo todo.
Ajude seus clientes a usarem a capa nos momentos adequados! Seu principal uso é no momento em que o carro permanecerá parado por muito tempo.
Se essa não for a proposta, o recomendado é não usar a capa. Isso porque colocá-la e tirá-la o tempo todo pode riscar a pintura automotiva.
Além disso, as capas mais recomendadas são as de tecido transparente. As capas abafadas retêm muita umidade, causando bolhas.
Certamente, os piores danos à pintura automotiva são aqueles causados por batidas e ralados.
Estacionar em vagas apertadas, fazer baliza e passar em locais estreitos realmente não são tarefas fáceis. Mas é preciso executá-las da melhor forma para evitar maiores problemas.
Para não pressionar os clientes, oriente-os a analisar as situações e se atentar a todos os riscos. Além disso, conhecer o próprio limite e não se forçar a fazer algo inadequado também é fundamental.
Nesse momento, além da atenção, algumas tecnologias podem fazer a diferença. A câmera e o sensor de ré, por exemplo, são grandes aliados.
Além de prestar os serviços que mantêm a pintura automotiva de seus clientes em dia, orientá-los a manter sua qualidade agrega ainda mais valor.
Por isso, demonstre sua preocupação e carinho com cada um, dando as dicas que julgar adequadas!
Gostou dessas dicas? Então continue no nosso blog e veja 5 razões para você manter o carro limpo, por fora e por dentro.
Conheça também os produtos da Brazzo para limpeza e estética!